quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Origem das raças : Poodle

Considerada uma raça bastante antiga, a origem do Poodle, por isso mesmo, é muito controvertida. Há os que afirmam que o poodle veio da Alemanha (o antigo Pudel ou Pudelin). Outros ainda consideram a França como sua terra natal. Outra versão aponta o poodle como descendente do Barbet, um cão originário da África do Norte e que mais tarde penetrou na Europa. Na França, o Poodle era também conhecido como Chien Canard ou "Cão Pato", devido à sua habilidade como nadador e na caça ao pato.

O Poodle, no início da sua existência, foi utilizado como pastor. Há até os que afirmam que os pastores, ao tosarem seus carneiros faziam o mesmo com os cães, dando a origem dos vários tipos de corte de pelagem que conhecemos. Em seu tipo primitivo o Poodle era pouco elegante e muito lento, e as autoridades concordam que a variedade mais antiga é o Standard ou Grande, que deixou grande fama como caçador. Pouco a pouco, o poodle foi sendo transformado em cão de companhia e, no século XVII, tornou-se a coqueluche das damas da alta aristocracia francesa. A partir desse momento, seja por sua inteligência, alegria ou por sua graça natural, este cão não perdeu mais seu lugar de companhia de pessoas de todas as idades.

As origens do poodle, são muito imprecisas, mas o franceses afirmam que ela seja uma raça da França. Já os alemães defendem a hipótese de ela ser de origem nórdica. Outros dizem que a origem desta raça, tem como base que havia antigamente na Itália, exemplares  de especial beleza, os quais turistas ingleses compravam para levá-lo para sua terra.

A hipótese mais aceita é a de que o poodle, possui suas raízes na França, e que a sua origem teria sido do barbet, um cão de mostra francês, hoje em dia quase totalmente desaparecido. Do barbet, teria conservado também o instinto para a caça.

O poodle, também chamado de Barbone e Caniche, é considerado uma das raças mais inteligentes, obedientes, dóceis e versáteis. O nome deriva da palavra alemã "pudel", que significa "chapinhar na água".

No passado, esse animal serviu como excelente cão de busca. Embora moderno lebre o antigo Water Spaniel Irlândes, a linhagem do Poodle continua um mistério.

Na França este cão é chamado Caniche (Canard = pato) porque houve um tempo em que era considerado um excelente resgatador (que vai buscar a caça abatida e a traz para o seu dono) de aves selvagens aquáticas.
A raça descende de cães alemães de caça a aves que eram usados para apanhar a caça abatida dentro da água. No século XIX, a aparência atraente e a grande capacidade de ser treinado tornaram o Poodle uma atração comum nos elencos dos circos franceses. Mais tarde, ele emergiu desse trabalho de divertimento público para tornar-se a raça de cães mais popular de todo o mundo. A longa pelagem dos poodles sempre foi tosada de alguma maneira; modernamente há diversos feitios, de modo particular para cães que vão a exposições.

Desde aquele tempo seu temperamento era afetuoso, inteligente e leal.

Em ambos os países no entanto, o Poodle denuncia no nome o verdadeiro propósito do desenvolvimento deste cachorro de personalidade e inteligência única: A caça de patos e sua incrível habilidade de buscá-los na água.
Atualmente poucos países ainda se utilizam dos Poodles para caçar, tornando-se cães de família por sua inteligência, afetuosidade, alegria, espírito brincalhão e prazer na companhia dos seres humanos.
Uma outra forma de aproveitar o faro apurado destes cães, além da delicadeza com que andam, e que muitas pessoas não conhecem é o uso de Poodles na localização e escavação de trufas, aqueles cogumelos muito apreciados nas cozinhas européias e muito raros e caros.

beijinhos...a todos

Um comentário:

  1. Oi adorei seu blog! É muito interessante saber a respeito das raças de cachorro.
    Depois da uma passada neste site! http://www.breedguide.net
    Beijos

    ResponderExcluir